O prefeito Gustavo Fruet sancionou nesta sexta-feira (25) a Lei n° 14.723/2015, que institui o selo Empresa Amiga da Bicicleta, destinado a entidades privadas que oferecerem aos seus funcionários e clientes bicicletários integrados com banheiros, chuveiros, armários e vestiários adequados aos ciclistas.

O projeto, de autoria do vereador Bruno Pessuti, marca mais uma medida de Curitiba na área de ciclomobilidade, e foi sancionado na Semana Nacional do Trânsito 2015. “A gestão está investindo em projetos de ciclomobilidade, que estão sendo bem recebidos pela população, como a Via Calma, a criação de novas vias cicláveis e agora o certificado para a empresa que incentiva o uso da bicicleta. É uma mudança de visão e comportamento que estamos iniciando e que certamente afetará positivamente as próximas gerações”, disse o prefeito. Fruet lembrou ainda que os novos projetos comerciais na capital já estão incluindo também paraciclos e vestiários para ciclistas.

Pessuti destacou que o selo Empresa Amiga da Bicicleta é muito importante para cidade, pois permite que a empresa mostre à sociedade que está contribuindo com uma ação de responsabilidade social e ambiental, o que pode incentivar outras a tomarem as mesmas medidas. “Não queremos impor a bicicleta como meio de transporte, mas estabelecer que é possível ter essa opção de modal numa cidade como Curitiba. Quando desejarem, as pessoas podem ir ao trabalho de bicicleta, pois terão a infraestrutura necessária para isso. E essa ação incentiva o uso da bicicleta não só na área central, mas também em outros locais de grande concentração de empresas, como a Cidade Industrial, contribuindo para a mobilidade urbana sustentável”, afirmou.

O selo Empresa Amiga da Bicicleta terá validade de dois anos, podendo ser renovado. A Prefeitura realizará um termo de parceria com organizações da sociedade civil sem fins lucrativos para a concessão da certificação – será criada uma logomarca para as empresas fazerem a divulgação da certificação.

Para a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, a assinatura do projeto encerra uma  Semana Nacional do Trânsito histórica em Curitiba, marcada pela apresentação de diversos projetos que vão impactar na mobilidade da cidade e da região metropolitana, como a criação da Área Calma, a inauguração da Escola Pública de Trânsito e a assinatura de uma parceria com a Holanda para projetos na área de ciclomobilidade.

“A Semana Nacional do Trânsito se consolida em Curitiba com essa extensa agenda positiva, que teve a participação também da sociedade civil e principalmente das crianças em várias atividades. Elas são a esperança para termos um trânsito mais seguro e uma melhor mobilidade da cidade no futuro”, confirmou.

Marcaram presença no ato de assinatura da lei a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho, Mirian Gonçalves, o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi, os vereadores Cacá Pereira e Paulo Salamuni, e representantes da Federação Paranaense de Ciclismo e do movimento CicloIguaçu.